Black Friday 2020: Quando é? Como preparar minha loja?

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Falta pouco mais de dois meses para a Black Friday 2020, isso mesmo, o dia tão aguardado por lojistas e compradores está chegando e será dia 27/11/2020.

Se você é lojista provavelmente passou os últimos meses montando estratégias e planejando suas ofertas para vencer a concorrência e conquistar o cliente, não é mesmo?

Agora se esta é a sua primeira Black Friday, nós podemos imaginar sua tensão e nervosismo, afinal, é um dia muito importante para o comércio de todo o mundo.

Para ajudar os marinheiros de primeira viagem e até mesmo os capitães mais experientes, preparamos algumas dicas e informações valiosas para te ajudar a ter sucesso neste dia, então continue a leitura e descubra.

Em 27 de Novembro acontecerá a Black Friday 2020, e mesmo diante das dificuldades devido a pandemia, o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, está confiante que esta pode ser a maior Black Friday do país.

As incertezas giram em torno das lojas físicas, pois não sabemos qual será o cenário mediante a situação atual, porém em compensação o e-commerce tem crescido exponencialmente, ou seja, a pandemia do coronavirus remodelou a forma de comprar produtos.

Imagine como cresceu o cenário de compras através de e-commerce, some com a quantidade de consumidores que nunca haviam comprado online e seguirão com este hábito, e finalize com o não menos importante e mais esperado: DESCONTO.

Pronto, o contexto é bastante otimista, não é? Você vai ficar de fora?

De acordo com o site Black Friday Brasil, os produtos em alta são os celulares e eletrodomésticos. O principal motivo deste pódio, são as facilidades de pagamento e possibilidades de parcelamento sem juros, tendo em vista que são itens com custo elevado. Veja abaixo o top 10:

  • Smartphone
  • Eletrodomésticos
  • Televisores
  • Informática
  • Móveis e decoração
  • Moda e vestuário
  • Eletroportáteis
  • Viagens
  • Beleza
  • Livros e papelaria

Entretanto, vale frisar que segundo o site Promobit, existe uma desarmonia das promoções divulgadas durante a Black Friday e os maiores desejos dos clientes, considerando que os principais descontos estão concentrados em produtos de beleza e vestuário.

Sendo assim, fica claro que a maioria dos lojistas não oferecem grandes descontos nos produtos mais cobiçados, e isto pode ser um diferencial no seu e-commerce, se este for o seu ramo de atuação.

Como já é de se esperar devido a pandemia, os grandes varejistas estão desenhando novos planos para a Black Friday 2020, que provavelmente será em sua maioria, digital.

Então se você está esperando grandes filas de clientes cruzando o quarteirão, esqueça.

As maiores empresas como: Extra, Magazine Luiza, Americanas e Casas Bahia, já estão reforçando sua demanda online e testando seus sites para que consigam suportar, sem saírem do ar, o grande fluxo de clientes que estarão acessando simultaneamente.

Vale reforçar também que o processo vai muito além de um site que comporte a grande quantidade de acessos, é necessário garantir estoque, entrega e arcar com possíveis problemas pós venda.

Mas antes que você diga “essas dicas são para empresas grandes, meu negócio é pequeno”, vale deixar claro que a era digital é para todos, principalmente os que desejam alavancar suas vendas e sair da zona de conforto.

Afinal de contas, independente do tamanho da sua empresa, o importante é estar preparado para converter seus contatos em vendas.

A primeira dica é: PLANEJAMENTO.

Esteja preparado e realize um planejamento estratégico, avaliando quais produtos colocará em promoção, qual será o desconto oferecido, quantos e-mails serão enviados etc.

Com foco nos seus objetivos, projete início, meio e fim da sua campanha. Avalie em quais canais sua campanha deve aparecer, afinal, de nada adianta oferecer bons produtos ou serviços se o seu público não ficar sabendo disso.

É bastante interessante, semanas antes da data, publicar imagens e realizar campanhas dos itens que estarão em oferta, assim seus clientes já ficam cientes dos descontos e conseguem planejar as compras que irão fazer.

Um outro diferencial que poderá definir a escolha pela sua empresa é o atendimento.

Está comprovado que um bom atendimento e um cuidado especial com o cliente, define uma compra, ainda que o preço não seja o melhor. Então aposte em uma equipe de SAC especializada e com amplo conhecimento sobre seus produtos.

Por fim, porém muito importante: SEJA HONESTO.

Quando a BF chegou aqui, algumas empresas causaram revolta nos consumidores, porque aumentavam o preço semanas antes para depois diminuí-los, dando uma falsa impressão de desconto.

Estes episódios ficaram conhecidos como “Black Fraude“.

Entretanto, a facilidade de informações devido a era digital, identificam rapidamente ofertas mentirosas, gerando uma impressão bastante negativa para as marcas.

Conclusão

Agora que você já sabe dos pontos principais, se sente mais preparado para a Black Friday? Já analisou seu estoque, as promoções e preparou sua equipe?

NÃO?

Realmente não é tão fácil quanto parece, mas nossa equipe pode te ajudar.

Temos anos de experiência e estratégias certeiras que irão te auxiliar nesta etapa e vão impulsionar ainda mais suas vendas.

 

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