Case: Como conseguimos faturar R$ 122 mil em 30 dias sem verba de anúncio

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Sim. É verdade. Hoje vamos te falar como conseguimos faturar R$ 122.000,00 em 30 dias com R$ 0,00 de verba em um de nossos clientes de loja virtual.

Já adianto que não foi um mar de rosas, um mumu com fanta ou um doce de leite com queijo. Foi difícil pra caramba! Mas, nós conseguimos. E eu vou te dizer como foi.

Em Março de 2015 nasceu mais uma loja virtual na cidade de Maringá-PR. Esta loja nasceu com um belo desafio: ser a maior loja de ferramentas e equipamentos elétricos e manuais do Brasil. Nós aceitamos.

Processo AAC: Análise, Atração e Conversão.

Análise

Assim que iniciamos o trabalho, que começa pela análise, levantamos todos os pontos de evolução que a plataforma desta loja virtual necessitava ter para que este objetivo fosse alcançado. Não que a plataforma era ruim. Longe disso. É super completa e preparada para lojas virtuais de grande porte porém, levantamos pontos que eram necessários para aquele cliente em questão.

Claro que dentro do digital a evolução é diária e constante porém, naquele momento, alguns pontos eram definitivos para que a loja alcança-se voos mais altos.

Um dos pontos que percebemos era que o cliente fazia uma busca qualquer e caso o produto não existisse ou ele tivesse digitado o nome errado, era redirecionado para uma página de “Produto não encontrado”. E o que acontecia depois? O cliente ia embora. Perdemos um visitante.

Qual foi a solução?

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Incluir uma busca inteligente com apresentação do produto durante a escrita da palavra, diversas palavras-chave relacionadas com o produto no momento do cadastro dele no site e se mesmo assim o produto não fosse encontrado, a página seguinte sugere que o cliente fale com um atendente no chat online.

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Atração

Após feita a análise e evoluções da plataforma, iniciamos os trabalhos de atração dos clientes para a loja. Utilizamos: Anúncios no Google, Anúncios no Facebook e anúncios no Buscapé de início.

Quando falamos em anúncios em alguma plataforma, não é basicamente o anúncio de pesquisa do Google, por exemplo. A ferramenta Google Adwords tem muitos recursos e nós utilizamos basicamente todos, tanto nela quanto na ferramenta Facebook Ads.

Conversão

Este é o ponto crucial entre o sucesso ou fracasso de sua loja virtual. Você pode ter a loja mais bonita do planeta, ter investido milhares de “dinheiros” em suas campanhas de anúncio porém, se o seu site não está vendedor o suficiente, você não vai ter faturamento.

O site deve ter uma modo de busca > escolha > clique em comprar > forma de pagamento > aprovação > confirmação de compra de maneira que leve apenas de 2 a 3 cliques para conclusão. Isso mesmo. Tudo isso com apenas 2 a 3 cliques.

Se sua loja virtual não está simples assim, reveja, refaça, teste e inicie tudo outra vez.

Otimização de Site

Dentro deste processo todo chamado de AAC, existe ainda o SEO (é-ssi-ou) que é a Otimização de Mecanismos de Busca. Este trabalho deve ser executado TODOS OS DIAS em sua loja virtual para que isto aqui aconteça:

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Para quando alguém fizer uma busca sobre um produto que existe em sua loja virtual, o seu produto seja apresentando em primeiro lugar, garantindo assim uma chance 10x maior de uma venda online.

Pessoas

Nada disso seria possível se não existissem pessoas por trás de todo este trabalho. Além de nossa equipe aqui na agência, existem mais 4 profissionais focados e comprometidos apenas com a loja virtual dentro da empresa do cliente que são eles: 2 atendimentos, 1 designer e 1 programadora.

E como o faturamento chegou em R$ 122.000,00 sem anúncios?

Com tudo isso que fizemos e refizemos acima, durante 12 meses. O site está tão bem configurado e posicionado que as pesquisas orgânicas (aquelas que não precisam de anúncio) fizeram as vendas no site por si só.

No mês de Janeiro de 2016, a pessoa responsável por incluir os créditos nas contas de anúncios simplesmente esqueceu. Ainda bem que a loja estava estruturada e preparada para este imprevisto. Graças! Amém! Hehehe.

Deseja ter o mesmo resultado em sua loja virtual? Envie uma mensagem agora!

A nossa posição em relação a concorrência fez com que o cliente encontrasse nosso produto primeiro e, como a vantagem competitiva do cliente é preço, fizesse a compra conosco.

Difícil? Sim. Trabalhoso? Muito! Satisfatório? Opa!

Me ensina?

Claro! Para te ajudar, vou ensinar o básico do básico para você começar a sua loja virtual, ou ajustar a loja que já tem da maneira correta e caminhar em direção ao mesmo resultado. Vem comigo!

Cadastrando um produto no site

Título

O nome do produto deve ser o mais completo possível e como dica, faça uma pesquisa no Google referente ao produto que você irá cadastrar na loja virtual. Ás vezes o nome real do produto não é o que as pessoas pesquisam na internet.

Imagens do Produto

Certifique-se que TODAS AS IMAGENS que serão cadastradas no produto em questão estejam com o nome IDÊNTICO ao nome do produto que será cadastrado e que também contenha o nome de sua empresa/loja virtual.

Ex.:

  • furadeira-impacto-680-watts-makita-nome-da-loja-1.png
  • furadeira-impacto-680-watts-makita-nome-da-loja-2.png
  • furadeira-impacto-680-watts-makita-nome-da-loja-3.png

Utilize imagens em alta resolução porém, deixe-as com um peso bem pequeno. De preferência, salve em .PNG.

Descrição

Quanto mais completa melhor. Certifique-se de repetir pelo menos 3x o nome do produto em sua descrição.

Comentários/Avaliações

Se sua loja virtual não tem comentários nem avaliações na página do produto, inclua. Urgente.

Site mobile

Hoje é indispensável que sua loja virtual seja acessada e adaptada para dispositivos mobile. Isso é regra. Tem que ser. A primeira tela do brasileiro em 2015 foi o celular e em 2016 pra frente, não será diferente.

Estas são as dicas de hoje e espero que possam ajudar o seu negócio a aumentar suas vendas através da internet. Caso precise de ajuda, Consultoria em Marketing Digital que nós podemos te ajudar ou deixe um comentário logo abaixo que eu respondo.

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